Europa através dos meus olhos! – Amsterdã & Berlim

Pra finalizar a minha primeira grande viagem pela europa: Holanda e Alemanha. Essa foi a segunda vez que fui a Amsterdã, porque quando vim para Londres fiz escala lá e pude conhecer um pouco da cidade. Na Alemanha tive a oportunidade de conhecer apenas Berlim durante essa viagem, mas depois conheci Munique na Oktoberfest!

  • Amsterdã

Muito se fala de Amsterdã, mas eu não vi tanta graça assim! Apesar do sol pegamos bastante frio por lá. A cidade estava bem cheia e pra tudo tinha fila: gigantescas e imóveis. Foi basicamente conhecer as ruas, os monumentos e museus pelo lado de fora mesmo.

DSC00962 DSC00967

Duas coisas que Amsterdã tem de sobra: bicicleta e maconha! Todo mundo anda de bicicleta, tem bicicleta estacionada em tudo que é lugar, inclusive tem lugares onde só se tem bicicleta. E maconha, bem.. a cidade cheira a maconha! Vai ver eu tenho nariz sensível pra isso, mas meu Deus como fede a maconha! Cheguei até a me sentir mal por lá. Fora isso a cidade é bem bonita, chama atenção pelas construções e os canais 🙂

DSC00943

  • Berlim

A imagem que eu tenho de Berlim é de uma cidade triste e em eterna reconstrução. Fizemos um free tour por Berlim e de acordo com o nosso guia Berlim teve aproximadamente 90% da sua extensão destruída até o final da Segunda Guerra. Isso explica a “falta” de prédios muito antigos e a quantidade de obras pela cidade. Praticamente tudo está sendo reconstruído até hoje.

O nosso tour passou por lugares marcantes e até famosos mundialmente, como a varanda do Hotel onde o Michael Jackson balançou seu filhote pros jornalistas e o “local” onde Hitler se suicidou. Esse fato ocorreu numa construção subterrânea chamada Führerbunker, mas hoje o local foi coberto por um estacionamento e não se vê nada indicando a “importância” do lugar.

DSC01013 DSC01009

Na verdade a impressão que eu tive é que os cidadãos de Berlim estão tentando se desculpar com o mundo, o tempo todo. Pra onde vc olha tem algum monumento em homenagem aos que morreram por conta das ações de Hitler, homenagem aos que lutaram nas guerras contra a Alemanha. Uma sensação de arrependimento espalhada pela cidade. O memorial da foto abaixo é em homenagem ao Holocausto e todos os Judeus que morreram na Europa.

DSC01010

Quanto ao muro de Berlim: hoje existem apenas três extensões do antigo muro. Uma das extensões é muito bem protegida contra depredação, a segunda é aberta a visitação e vc pode tocar e sentir um pouco do que deve ter sido a vida naquela época. Como a maioria deve saber o muro de Berlim não era simplesmente uma parede de tijolo e cimento, haviam 2 muros e entre eles uma faixa de segurança, equipada com seguranças armados pra matar qualquer um que tentasse atravessar de um lado para o outro. Parte dessa faixa foi mantida intacta, e é possível ver apenas do alto de um prédio. É uma coisa arrepiante que deu até um nó na garganta. O ambiente em torno dessa região do muro é muito pesado, dá pra sentir uma angustia de estar ali. Nos locais onde o muro foi destruído, uma faixa foi colocada no chão, demarcando todo o perímetro do muro.

DSC01017 DSC01076 DSC01070

Para alegrar um pouco os ânimos existe a East Side Gallery. A terceira parte remanescente do muro foi transformada em uma galeria de arte, onde artistas do mundo inteiro puderam se expressar. Ela é provavelmente a maior galeria a céu aberto do mundo, pelo menos a mais longa deve ser hehe

DSC01095

Fatos aleatórios:

  1. Definitivamente o lugar mais frio que eu já fui. Quase congelei no dia em que chegamos, pois saímos de Amsterdã com uma temperatura amena, e chegamos numa Berlim chuvosa e cheia de neve! Até o presente momento foi a maior quantidade de neve que eu já vi!
  2. O primeiro restaurante construído na Alemanha depois da Guerra Fria foi um Mc Donald’s, de acordo com nosso guia. Ele também disse que que um país que tem Mc Donald’s nunca entrou em guerra com outro país que tem Mc Donald’s. Será que isso é verdade mesmo?

DSC01051

E a primeira grande viagem foi essa! Aguardem por mais novidades, em breve! E não vai demorar infinitos anos não, tá? 🙂

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário. Ele é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s