Europa através dos meus olhos! – Milão

Minha última grande viagem pela Europa foi para a Itália. Minha descendência é italiana, tanto por parte de mãe quanto por parte de pai, então essa era uma viagem muito especial pra mim. Deixei essa visita para o final para poder viajar sem preocupações com faculdade, tempo e dinheiro. Acho que essa foi a viagem mais longa que fiz, foram 14 dias. Deu pra conhecer bastante coisa. O Gabriel foi a minha companhia durante a viagem e apesar do frio e da chuva que pegamos nos primeiros dias conseguimos aproveitar bastante! Conhecemos ao todo 6 cidades: Milão, Como (e adjacências), Veneza, Florença, Parque Nacional Cinque Terre e Roma. Seguindo a ordem da viagem a primeira parada foi Milão. Muitos amigos disseram que um dia era o bastante para visitar os principais pontos de Milão. Optamos por passar um único dia por lá e por isso ele foi bem preenchido, mas acredito que tenha realmente sido suficiente.

Milão é conhecida como a capital mundial da Moda e do Design, pra onde quer que você olhe tem uma loja famosa. Apesar dessa fama toda, as pessoas que você vê andando na rua vestem roupas comuns, nada cheio de glamour como a gente imagina! A Galleria Vittorio Emanuele II é um dos “shoppings” mais antigos do mundo e onde estão presentes muitas lojas de grifes e jóias. São dois corredores que se cruzam formando mais ou menos uma cruz e sobre esse cruzamento existe uma imensa doma de vidro. O interior é todo decorado em tons dourados nas paredes e muitos mosaicos no chão. A entrada principal da galeria é um imenso arco e fica na Praça Duomo.

Detalhe da arquitetura - Galleria Vittorio Emanuele II
Detalhe da arquitetura – Galleria Vittorio Emanuele II
Doma de Vidro - Galleria Vittorio Emanuele II
Doma de Vidro – Galleria Vittorio Emanuele II
Detalhe do piso - Galleria Vittorio Emanuele II
Detalhe do piso – Galleria Vittorio Emanuele II

Também na Praça Duomo fica a Catedral de Milão. Ela é uma construção com estilo gótico e foi finalizada em 1965. A primeira lembrança que eu tive quando vi a Catedral foi dos castelinhos de areia que a gente fazia quando criança, quando deixávamos aquela mistura de água e areia formar torres por todas as partes. De um outro ângulo ela me lembrou um pouco a Sagrada Família, em Barcelona. A Praça Duomo é cheia de vendedores ambulantes e fotógrafos que ganham dinheiro tirando fotos dos turistas alimentando os pombos em frente a Catedral. Por conta disso é impossível, pelo menos pra mim que tenho pavor de pombo, ficar muito tempo por ali.

Catedral de Milão
Catedral de Milão

Próximo à galeria fica um pequeno restaurante/lanchonete chamada Luini. A especialidade da casa são os Panzerottis, que parecem um pastel assado e são muito gostosos! Os sabores são típicos da culinária italiana: mozzarela, tomate, rúcula, ricota e outros mais. O lugar é pequeno e não tem muito espaço pra se sentar, o jeito e ficar em pé do lado de fora ou levar pra comer em casa. O preço é bem barato em relação a outros restaurante e por isso tá sempre lotado! Fica bem de frente para um Mc Donald’s, mas parece que os panzerottis não perdem clientela pro ele não!

Visitamos o Museu de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci. As maiores atrações do museu são as réplicas das invenções de da Vinci e uma parte muito bacana sobre tecnologia e transportes. Tem um submarino enorme que foi usado na Segunda Guerra Mundial em exposição. O museu é bem grande e ficamos por um tempo lá dentro, nos escondendo da chuva!

Invenção de Leonardo da Vinci
Invenção de Leonardo da Vinci
Submarino Erico Toti
Submarino Erico Toti

A ultima parada foi o Castello Sforzesco. Uma antiga fortaleza que foi transformada em castelo e hoje abriga alguns museus e galerias de arte. Infelizmente chegamos lá a noite e a maioria das galerias já estava fechando. Mas a própria arquitetura do castelo já era uma obra de arte. Uma construção toda de tijolinhos, com aquela cor avermelhada, muito iluminado. Um pátio enorme, todo gramado, com alguma estátuas e fontes. Tava caindo uma chuva fininha, e as gotinhas de água acabaram virando pontinhos luminosos em algumas fotos!

Torre do Castello Sforzesco
Torre – Castello Sforzesco
Pátio do Castello Sforzesco
Pátio – Castello Sforzesco
Fonte em frente a entrada do Castello Sforzesco
Fonte em frente a entrada – Castello Sforzesco

E aí, gostaram? Cometem! Próxima parada: Como e muita, muita neve!

Anúncios

4 comentários sobre “Europa através dos meus olhos! – Milão

Deixe aqui o seu comentário. Ele é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s