Vai ter copa sim!

tumblr_motpuu6ZeD1ql734to1_500

E eu vou torcer pelo Brasil, sim senhor!

Nós sempre fomos conhecidos como o país do futebol. Em todas as copas nós nos vestíamos de verde e amarelo, pintávamos as ruas, enfeitávamos as casas, vibrávamos com os jogos e torcíamos como se fossemos um só coração. E agora? Cadê toda a nossa alegria, cadê a nossa torcida?

Não, eu não estou ignorando todos os problemas, e toda a confusão que a Copa vem causando no nosso país. Muitos dos problemas que nós questionamos hoje já existem a muito tempo.. Então por que dizer que isso é tudo culpa da copa? “Educação e saúde não se constroem com estádios”, disso todo mundo sabe! Mas há 7 anos, muitos de nós comemorávamos o fato do Brasil ter sido escolhido como sede da Copa do Mundo da FIFA. Por que nós torcíamos tanto pra essa conquista e agora não podemos torcer o mesmo tanto pela nossa seleção? Por que temos que culpar alguém por problemas causados por nós mesmos, pelas nossas escolhas políticas e pelas nossas ações sociais?

Muita coisa está errada, alguns problemas surgiram por conta das infinitas obras da copa, mas outros problemas são reflexo de má administração do poder público, excesso de roubalheira e corrupção. E isso não é de hoje! Eu não tenho muita base para discutir assuntos políticos, mas o que eu vejo é uma reclamação geral da massa contra assuntos que fazem parte da nossa realidade há muitos anos. O que eu vejo é gente buscando alguém para apontar o dedo e dizer: “A culpa é dele”. Nós estamos desviando a nossa “culpa” de forma errada! E o pior, na minha opinião, é gente carregando todo o ódio pra cima de um evento que deveria representar uma época de festa! A escolha do Brasil já foi feita há 7 anos, a FIFA não vai cancelar um evento deste porte a poucos dias de começar, não há nada que possamos fazer agora para impedir a copa. Então por que não aproveitar?

Aproveitar para nos conscientizarmos de vez da situação política do nosso país! Aproveitar para nos prepararmos para a votação presidencial que acontece daqui uns meses. Parar e pensar no que pode ser feito para melhorar o nosso país e a nossa condição de vida. Mostrar que a população está consciente dos problemas e que vai lutar com muita garra pra mudar a situação. Aproveitar para mostrar pro mundo que quem manda nesse Brasil somos nós, os brasileiros! E não a Dilma, o PT, ou qualquer órgão, ou pessoa política. Hora de mostrar dentro e fora de campo que nós batemos um bolão e que estamos atrás da vitória!

Mas para isso nós não precisamos torcer contra a seleção, ou torcer para que as coisas deem errado ou que os jogadores se machuquem. Nós não precisamos “estragar” a festa do futebol, muito menos usar da violência para chamar a atenção do governo. Aceite o fato de que assistir a copa, torcer pela seleção, vibrar pelo futebol não faz uma pessoa menos consciente dos problemas do Brasil! Eu participo da luta por um país melhor, mas eu também vou estar na quinta feira, de verde e amarelo, ligada na TV, torcendo pela seleção!

Eu tenho pra mim que se uma pessoa nasceu no Brasil, ela sente essa emoção do futebol, nem que seja lá no fundinho, que seja uma emoção tímida, ou uma emoção orgulhosa demais para se deixar aflorar. Eu não acompanho nada de futebol durante o ano, mas em época de copa meu lado patriota se exalta e a emoção de vestir a camisa e cantar o hino nacional fala mais alto. Deixe o seu lado futebolístico falar mais alto agora e prepare o seu lado brasileiro pra todas as lutas que estão por vir! Agora nós somos um só!

Até já, canarinhos!

xx

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Para ler todas as blogagens coletivas do Rotaroots, clique aqui. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.

Anúncios

2 comentários sobre “Vai ter copa sim!

  1. Adoro o que você escreve, concordo com seus sentimentos, mas eu não vou torcer na copa, na verdade meu coração está de luto por ver uma nação cair de joelhos diante uma política que manipula a mídia desde 2007 com esta intenção, a vitória da seleção será um grande tapume diante toda esta sujeira

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário. Ele é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s